quarta-feira, 13 de maio de 2009

Bananal - Estudo do Meio

Bananal é uma cidade com aproximadamente 9.713 habitantes, mais ou menos 15,70 habitantes por km2.
A expectativa de vida da cidade é de 67,10 anos, IDH (índice de desenvolvimento humano) é de 0,758, PIB (Produto interno bruto) de R$ 13,6 milhões , Renda per Capita de R$3.935,00.
Área total da cidade é de 618,7 Km2
Seu clima predominante é tropical, relevo com o solo arenoso, vegetação é o, a mata seca de transição, as matas ciliares de igapó, cerrado vegetação das encostas secas e vegetação dos bancos de areia.
A hidrografia são os Rios Bananal, Paca Grande, do Braço, do Turvo, Pirapitinga, Manso, Vermelho, Carioca, Prata e Bocaina.
O solo é arenoso e argiloso
O nome Bananal seria uma corruptela da palavra indígena 'banani', que significa 'sinuoso'. O termo era usado pelos índios para designar o traçado cheio de curvas do rio que passava por ali. Outra versão para a origem do nome relaciona-se com os muitos bananais que existiriam na região.
Precisavam de uma abertura de um novo caminho ligando diretamente o Rio de Janeiro com São Paulo.
Trabalhar o desenvolvimento da economia cafeeira sua interferência na estrutura econômica, social, política e cultural nas cidades do Vale do Paraíba, dando um maior enfoque a Bananal.
Observar nos sobrados, igrejas e prédios, as características do neoclassicismo, estilo arquitetônico que predominou nessas cidades no século XIX. Refletir quanto a situação em que se encontram as construções históricas de Bananal relegadas ao abandono e esquecimento.
Com a "quebra" da Bolsa de Valores americana em 1929, o Brasil teve a primeira grande crise de superprodução do café, tendo que o governo brasileiro promover a queima de estoques para tentar segurar os preços. Nos finais da década de 30, o Brasil tinha-se visto a braços com outro excedente de produção que foi resolvido com ajuda da Nestlé, quando esta inventou o café instantâneo.
E com a decadência do café ,as fazendas passaram p/ a pecuária leiteira
Superada mais essa crise, o Brasil continuou a ser o maior produtor mundial de café, embora nos últimos anos tenha de concorrer com outros países da América Latina.
O café é, atualmente, a bebida artificial mais consumida no mundo, sendo servidas cerca de 400 bilhões de xícaras por ano. O tipo de café mais comum é o arábica, ocupando cerca de três quartos da produção mundial, seguido do robusta, que tem o dobro da cafeína contida no primeiro.
Hoje Bananal vive de turismo e plantação de subsistência , que acaba destruindo a Mata Atlântica.
Bananal não é muito importante atualmente como foi no passado , que acabou em dececadência por causa da crise do café , e por causa disso a cidade vive de turismo pois não tem mercado de trabalho em Bananal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário